É. Demorou mas aconteceu. Ninguém é perfeito o tempo todo. Todo modelo caduca. O desafio é a transição pós inovação.
Do nada, apenas da lacuna deixada pela Google e do feeling de um jovem estudante de Harvard, nasceu o Facebook. Uma empresa que hoje, aos 6 anos de idade, com um volume de usuários acima dos 500 milhões, vale mais de U$ 50 Bi. Isto é, nem se quisesse muito o Google poderia comprá-la.
O Facebook concorre diretamente com o Google no quesito media. O Facebook não vai ter a busca que o Google tem (e que todo mundo usa), mas é o lugar aonde as pessoas navegam. Até ontem, esse lugar era o Google. Provavelmente a busca do Google vai para dentro do Face.
E o pior é que o Orkut é mais antigo que o Facebook! O Orkut foi criado pelo menos uns dois anos antes do Face. Além disso, havia indicadores. Brasil e Índia registraram, dois anos antes do boom do Facebook, índices altíssimos de frequência nesse site. E quem é Brasil e Índia? Ora, Brasil e Índia é a metade do BRIC! Países que ditam tendências atualmente.
O vacilo do Google foi ter apostado no Docs e no Maps, dois produtos maravilhosos, mas ter deixado de lado a social network. O momento da rede social veio primeiro que o momento do web officing, que eu acho que ainda vem. Se o Google tivesse dado atenção ao Orkut não teria deixado o nome do site de… Orkut!?! O que esse nome significa, meu Deus?
O investimento no Facebook é maciço. (U$ 500 mi, recentemente). O site é ergonômico, rico e simples ao mesmo tempo. As ações de marketing se encaixam bem ao modelo de media e estão amadurecendo. O número de usuários continua crescendo. O tempo de permanecia dele no site é alto. Pessoas compartilham gostos, ideias, atividades. Sopa no mel para os marqueteiros. As coisas funcionam. É o site certo na hora certa.
O Google ainda tentou um folego no Orkut investindo, finalmente, no desenvolvimento do sistema (lembro que o Orkut ficou na versão Beta anos) em 2008-2009, mas já era tarde. O Face já havia decolado.
O fato é que já é passado. O Facebook está aí. Já é a terceira ou quarta empresa no mundo. Está tomando espaço do Google como lugar de navegação. Lugar que antes era ocupado pela página de busca do Google. Uma prova disso é o stream de vídeo do Facebook que cresce mais rápido que os do YouTube. Nos Estados Unidos e na Europa é cada dia mais comum as campanhas publicitárias no Face. Em Portugal, no fim do ano passado, o lançamento do Audi A1 dizia: http://www.facebook.com/audia1. E por aí vai.
A consolidação da rede social tornou o Face o lugar de navegação de um número muito grande de usuários de internet. O fenômeno atual é o da experiência da Web através das lentes (desculpe o trocadilho) do Facebook. A impressão que eu tenho é que, cada vez mais, as experiências na Web convergirão para Facebook.
ótimo texto!
Ótimo texto, mas concordo em partes…
Que o FB é du caray, e se tornou um monstro, é óbvio….
Mas dizer que o modelo Google caducou, na semana em que o Android passou o Symbian como maior OS para mobile phones vai contra minha visão da dinâmica da indústria…
Tá trampando no Centro? Bora armar um almoço aee..
abs
Grande Flávio! Tô no centro sim. Meu e-mail é eduardo.espiritosanto@gmail.com
Bora comer uma feijuca no Mineiro com direito a bondinho e o tudo? Sexta que vem que essa agora eu vou estar fora!
Abraço