O vacilo do Google

É. Demorou mas aconteceu. Ninguém é perfeito o tempo todo. Todo modelo caduca. O desafio é a transição pós inovação.

Do nada, apenas da lacuna deixada pela Google e do feeling de um jovem estudante de Harvard, nasceu o Facebook. Uma empresa que hoje, aos 6 anos de idade, com um volume de usuários acima dos 500 milhões, vale mais de U$ 50 Bi. Isto é, nem se quisesse muito o Google poderia comprá-la.

O Facebook concorre diretamente com o Google no quesito media. O Facebook não vai ter a busca que o Google tem (e que todo mundo usa), mas é o lugar aonde as pessoas navegam. Até ontem, esse lugar era o Google. Provavelmente a busca do Google vai para dentro do Face.

E o pior é que o Orkut é mais antigo que o Facebook! O Orkut foi criado pelo menos uns dois anos antes do Face. Além disso, havia indicadores. Brasil e Índia registraram, dois anos antes do boom do Facebook, índices altíssimos de frequência nesse site. E quem é Brasil e Índia? Ora, Brasil e Índia é a metade do BRIC! Países que ditam tendências atualmente.

O vacilo do Google foi ter apostado no Docs e no Maps, dois produtos maravilhosos, mas ter deixado de lado a social network. O momento da rede social veio primeiro que o momento do web officing, que eu acho que ainda vem. Se o Google tivesse dado atenção ao Orkut não teria deixado o nome do site de… Orkut!?! O que esse nome significa, meu Deus?

O investimento no Facebook é maciço. (U$ 500 mi, recentemente). O site é ergonômico, rico e simples ao mesmo tempo. As ações de marketing se encaixam bem ao modelo de media e estão amadurecendo. O número de usuários continua crescendo. O tempo de permanecia dele no site é alto. Pessoas compartilham gostos, ideias, atividades. Sopa no mel para os marqueteiros. As coisas funcionam. É o site certo na hora certa.

O Google ainda tentou um folego no Orkut investindo, finalmente, no desenvolvimento do sistema (lembro que o Orkut ficou na versão Beta anos) em 2008-2009, mas já era tarde. O Face já havia decolado.

O fato é que já é passado. O Facebook está aí. Já é a terceira ou quarta empresa no mundo. Está tomando espaço do Google como lugar de navegação. Lugar que antes era ocupado pela página de busca do Google. Uma prova disso é o stream de vídeo do Facebook que cresce mais rápido que os do YouTube. Nos Estados Unidos e na Europa é cada dia mais comum as campanhas publicitárias no Face. Em Portugal, no fim do ano passado, o lançamento do Audi A1 dizia: http://www.facebook.com/audia1. E por aí vai.

A consolidação da rede social tornou o Face o lugar de navegação de um número muito grande de usuários de internet. O fenômeno atual é o da experiência da Web através das lentes (desculpe o trocadilho) do Facebook. A impressão que eu tenho é que, cada vez mais, as experiências na Web convergirão para Facebook.

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3 respostas para O vacilo do Google

  1. Flavio ex-IG disse:

    Ótimo texto, mas concordo em partes…

    Que o FB é du caray, e se tornou um monstro, é óbvio….

    Mas dizer que o modelo Google caducou, na semana em que o Android passou o Symbian como maior OS para mobile phones vai contra minha visão da dinâmica da indústria…

    Tá trampando no Centro? Bora armar um almoço aee..

    abs

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