A importância da EAP

A Estrutura Analítica de Projetos é ferramenta imprescindível no gerenciamento de projetos. A EAP reúne, em um único documento, aspectos de Escopo, Tempo e Custo. Não apenas reúne, mas promove um melhor planejamento desses aspectos.

O desenvolvimento da EAP é a decomposição do trabalho necessário para a realização de um projeto. O raciocínio é simples, é necessário dividir o projeto em pacote de trabalhos organizados de cima para baixo hierarquicamente. Vejamos o exemplo simplificado da construção de uma casa:

Os pacotes devem ser decompostos até um nível que permita um planejamento mais preciso do trabalho:

Você concorda que é mais fácil estimar o que deve ser feito, o tempo necessário para a execução e os recursos (e custos!) envolvidos em cada pacote de trabalho do que fazê-lo diretamente em relação ao projeto?

Você deverá estimar apenas os pacotes do último nível. O esforço necessário para desenvolver o trabalho no nível acima será dado pela soma dos esforços dos pacotes que o compõem:

E assim sucessivamente até o primeiro nível da EAP, para que possamos ter o esforço total necessário para empreendimento do projeto:

É comum a divisão de um projeto em fases e essa análise pode ser transportada para a EAP. Um modelo bastante comum de EAP é uma decomposição de três níveis. O nível mais abrangente é o projeto. As fases do projeto compreendem o segundo nível e os pacotes de trabalho o terceiro nível:

Não existe limitação quanto aos níveis da EAP. Você precisa decompor o trabalho até um nível que possa fazer uma boa avaliação dos esforços necessários para realizá-lo; todavia, uma EAP com muitos níveis pode acarretar numa EAP de difícil leitura.

Esse post foi publicado em EAP. Bookmark o link permanente.

3 respostas para A importância da EAP

  1. Duda disse:

    WBS Chart Pro rules!

  2. Lívia Braga disse:

    Sem a determinação de uma EAP bem elaborada realmente fica difícil obter bons resultados.O blog está showw! Está de Parabéns!

  3. Moni disse:

    Poxa, que legal, não sabia de nada disso e, sério, são muitíssimo interessantes essas informações. Fiquei aqui pensando nas milhares de maneiras em que elas podem me ajudar…nunca tinha pensado nisso!Adorei o blog, vou acompanhá-lo, viu?Beijos e saudades.

Deixe um comentário